Jornalismo em quadrinhos

Jornalismo em quadrinhos (também conhecido pelas siglas JQ e JHQ, ou jornalismo em BD, em Portugal) é uma modalidade de jornalismo realizada a partir da linguagem da arte sequencial. O termo foi cunhado pelo repórter e ilustrador maltês Joe Sacco, que em 1994 publicou o livro "Palestina", considerado pioneiro no gênero.[1]

Embora Joe Sacco costume ser referenciado como o primeiro autor de JHQ, em 1991 o sueco Art Spiegelman lançou o livro "Maus", onde retrata a realidade de seu pai em um campo de concentração e que veio a vencer o prêmio Pulitzer, maior premiação jornalística do mundo. Mesmo não sendo propriamente uma obra jornalística, mas sobretudo biográfica, "Maus" utiliza de recursos como a entrevista e a pesquisa por meio de fontes diretas.

Existem alguns veículos especializados em produção de JHQ, como o site ArchComix[2], criado pelo HQ-repórter estadunidense Dan Archer, o portal colaborativo Cartoon Movement [3], a revista francesa La Revue Dessinée, a estadunidense The Nib[4], o portal espanhol Pictoline[5], a revista chileno-espanhola El Otro Archivo [6] o site indonésio Jurnaliskomik [7] e a revista brasileira Badaró.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search